segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Graveola e o Lixo Polifônico na Dandara!


No próximo dia 06 (Domingo), a partir das 15:00, será realizado na Ocupacão Dandara o show de lançamento do novo álbum do Graveola e o Lixo Polifônico: Eu preciso de um liquidificador. Haverão apresentações também de MC Dedê (morador da comunidade), mais as bandas Julgamentos e Pequena Morte, e os Djs Luiz Valente e Alexandre Senna. 
Dois ônibus gratuitos sairão da praça da estação em direção a Dandara nos horários: 14:30 e 16:00. No final do evento eles também retornarão. Durante a festa venda de bebidas, comidas (vegetariana também!), exposição de fotos da comunidade e das suas lutas, intervenções poéticas... 

Contamos com a participação de todos os apoiadores, pois se os nossos dias são de luta, é para que nossas noites sejam de liberdade! Dandara resiste! 


domingo, 30 de outubro de 2011

Parecer Jurírdico sobre Dandara

  O Professor de Direito José Luiz Quadros de Magalhães analisa o caso da Ocupação Dandara sob o ponto de vista legal. Sobre o Mandato de Reintegração de posse, ele coloca:


"O caso “Dandara” é de extrema clareza e simplicidade. Pessoas, seres humanos portadores de direitos de dignidade, liberdade, moradia, segurança, são ameaçados pelo próprio estado que neste caso se apresenta fora da lei. Não pode o Juiz decidir fora da lei, contra a Constituição. O Juiz não pode se apegar a detalhes de regras processuais ou infraconstitucionais para descumprir a Constituição. A lei infraconstitucional não pode ser aplicada contra a Constituição. Isto é básico na hermenêutica constitucional contemporânea."


Confira clicando aqui o artigo do Professor, na ìntegra.

sábado, 22 de outubro de 2011

DECLARAÇÃO DE APOIO A OCUPAÇÃO DE WALL STREET


Desde o sul do continente acompanhamos com muita atenção e entusiasmo a mobilização das maiorias que ousaram fazer o que parecia impossível: Denunciar desde Manhattan, o centro nervoso do sistema financeiro mundial, o quanto perverso e excludente é a lógica da especulação econômica. Não haveria lugar melhor para reivindicar a liberdade: No epicentro da opressão. Occupy Wall Street é uma demonstração que as maiorias não podem ser enganadas eternamente, que os poderosos, que por muito tempo controlaram dos seus confortáveis escritórios o destino de 99% da humanidade, não são intocáveis. Occupy Wall Street não ocupou apenas uma praça no centro do sistema, mas sim ocupou milhões de mentes e corações em todas as partes do mundo. Enviou a todos nós uma mensagem que diz: somos uma única humanidade e não concordamos que 1% de magnatas continue especulando com nossas vidas.

Nós somos moradores e ativistas da Ocupação Dandara, somos 5 mil sem-teto vítimas da especulação imobiliária em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Em abril de 2009 ousamos tomar a atitude de ocupar um terreno de 40 mil hectares que se encontrava abandonado por 40 anos. Desde então somos perseguidos pelos poderosos senhores das grandes empresas da especulação imobiliária, pela polícia, pelos governos e pelo judiciário. Estamos sob a ameaça de um despejo forçado, que coloca a vida de milhares de pessoas em risco. Estamos dispostos a resistir, assim como vocês, porque nossa causa é justa e nossos métodos são pacíficos e solidários. Fazemos parte das maiorias, somos aqueles e aquelas que lutam por um mundo mais justo, sem muros ou opressões.

Gostaríamos de enviar nosso apoio ao Occupy Wall Street, pois vocês não estão sós. Por mais poderosos que os grandes executivos do sistema financeiro possam parecer, eles não suportaram o barulho e a força das multidões.
We would like to send our support to Occupy Wall Street, because you are not alone.

Nossas faces são anônimas e nossos corações comportam toda a determinação do mundo. Venceremos!

Outubro de 2011

Ocupação Dandara
Belo Horizonte, Minas Gerais - Brasil

DECLARATION OF SUPPORT FOR THE WALL STREET OCCUPATION

To the activists of the Wall Street Occupation,

From the South of the continent we follow with attention and enthusiasm the mobilization of the majority who dared to make possible the impossible: to denounce from Manhanttan, the nerve center of world financial capitalism, the perversity and exclusivity of the logic of economic speculation. There could be no better place from where to vindicate freedom: the epicenter of oppression. Occupy Wall Street is a demonstration of the fact that the majorities cannot be deceived forever, that the powerful, who for so long have controlled the destiny of 99% of humanity, are not untouchable. Occupy Wall Street did not occupy only a square in the center of the system, but it has occupied millions of minds and hearts in all parts of the world. It sent to us one message that says: we are one humanity and we do not agree that 1% of magnates continue speculating with our lives.

We are the residents and the activists of Dandara Occupation, we are 5000 homeless victims of real estate speculation in Belo Horizonte, Brazil. In April 2009, we dared to occupy a land of 40 thousand hectares which was abandoned for 40 years. Since then we have been persecuted by the powerful owners of the real estate speculation business, the police, the government and the judiciary. We are under threat of eviction, which has put the lives of thousands at risk. We are willing to resist, like you are doing, because our cause is just and our methods are non-violent and solidary. We are part of the majorities, we are those who struggle for a just world, without walls or oppression.

We would like to send our support to Occupy Wall Street, because you are not alone. The big executives of the financial system may appear powerful, but they cannot stand the noise and the power of the multitudes.

Our faces are anonymous but our hearts are filled with courage to change the world. We will win!

October 2011.

Dandara Occupation
Belo Horizonte, Minas Gerais - Brazil

terça-feira, 18 de outubro de 2011

REDE DE APOIO E SOLIDARIEDADE ABRAÇA A COMUNIDADE DANDARA


Por Maria do Rosário de Oliveira Carneiro.

Desde que a Comunidade Dandara, no bairro Céu Azul, em Belo Horizonte, MG, recebeu a notícia de que seria expedido o mandado de despejo no processo de reintegração de posse que tramita na 20ª vara Cível da Comarca de Belo Horizonte, tem sido impressionante o grande número de manifestações de apoio e solidariedade à Comunidade no sentido de discordância com a decisão judicial e com a forma como o poder público do Estado de Minas tem tratado as 1.000 famílias que há 2,6 anos vivem na Dandara.
Pela internet estão sendo realizadas diversas campanhas de apoio a Dandara, inclusive internacional. De diversos cantos de mundo, grupos e pessoas têm encaminhado à Comunidade Dandara recados de apoio à Comunidade e contrários ao despejo. Na comunidade tem sido grande o número de visitantes, diariamente, presentes e apoiando as famílias. Um grupo de jovens apoiadores, inclusive, desde que soube da notícia do despejo, veio acampar e morar com as famílias de Dandara.


No último final de semana, 12 de outubro, dia das crianças, durante todo o dia, houve festa na Comunidade, com a presença de dezenas de apoiadores que, de muitas maneiras, contribuíram e se solidarizaram com as crianças que são centenas. Foi um dia de muita festa e de muito gesto solidário. “Aqui na Dandara, somos felizes. Brincamos, vamos à escola, participamos da comunidade e lutamos. Estamos aprendendo a lutar também com os sem terrinhas do MST”, dizem muitas crianças dandarenses.
Ontem, dia 16 de outubro, centenas de pessoas de diversos cantos de Minas Gerais, do Brasil e do mundo, vieram abraçar a Comunidade Dandara. O dia começou animado, pela manhã com as famílias dandarenses enfeitando a comunidade e preparando para receber as visitas. Foi uma verdadeira primavera de solidariedade.
Às 13:00h, as pessoas foram chegando, trazendo faixas de apoio e muito calor humano. Foram diversas entidades, movimentos sociais e populares, religiosos/as, faculdades e universidades, sindicatos, professores, padres, igrejas diversas, estudantes, comunidades vizinhas, artistas e famílias. Também se fizeram presentes diversas instituições através de telefonemas e emails, justificando a ausência física, mas afirmando o apoio à luta das famílias.
A Comunidade Dandara, com bandeiras vermelhas asteadas sobre todas as casas, sinalizava a resistência, o sangue aguerrido de sua gente que insiste em dizer que sua luta é justa, legítima, urgente e necessária. Insiste ainda em dizer, sobretudo, que não pode sair de Dandara porque não tem para onde ir, porque o lugar, chamado Dandara é uma conquista, tem sido libertação, tornou-se um projeto de vida para milhares de pessoas, sobretudo para centenas crianças. O sonho de Dandara não pode ser abortado! Após a morte de duas crianças na Dandara – Beatriz e Estefânia -, que morreram carbonizadas em um barraco de 4 metros quadrados, volta e meia o arco-íris vem visitar a Comunidade acordando em todos a certeza de que o Deus da vida vibra de alegria com a luta de Dandara.
Com músicas, falas dos apoiadores e muita animação, o grande abraço aconteceu, inclusive com Ato Ecumênico para pedir a bênção divina e a sua proteção. Quinhentas crianças do MST, os sem terrinha, marcaram presença. Recitaram poesia para Dandara, cantaram músicas e deram gritos de luta, solidários com as crianças e as famílias de Dandara. “Mexeu com Dandara, mexeu com os sem terrinhas e com o MST”, gritavam todos. Uma onda de energia revolucionária contagiava a todos.
De maneira organizada e em marcha, nove moradores de Dandara, cada um com uma grande bandeira vermelha, foi seguindo para um determinado ponto, dentro da comunidade, acompanhados de centenas de apoiadores e moradores. Em seguida, ao som de foguetes, com gritos e hinos, o povo foi se espalhando, dando as mãos e abraçando a Comunidade Dandara. Um helicóptero de amigos parceiros sobrevoou a comunidade durante o ABRAÇO A DANDARA e registrou a beleza profética e política do que estava acontecendo.

         A comunidade Dandara possui um território de 330 mil metros quadrados (= 33 hectares). Entorno de toda a comunidade estavam cerca de 3 mil pessoas de mãos dadas, simbolicamente e concretamente, dizendo para as autoridades que não concordam com a decisão que decretou o despejo das 1.000 famílias de Dandara e que esta decisão não pode ser cumprida.
Este abraço veio confirmar a força que tem o povo de Dandara. Força visível na luta de cada dia, na organização interna, na convicção de seus direitos e no imenso apoio que a comunidade tem da sociedade. Apoio em Belo Horizonteem Minas Gerais, no Brasil e no mundo. Tem razão quando diz Dona Maria, moradora de Dandara. “A gente tem muita fé e coragem. A gente não está só. Quanto mais eles nos ignoram, mais aparece gente para nos apoiar”.
Parabéns, comunidade Dandara! Vocês estão construindo história verdadeira, construindo outro mundo possível, com ternura e resistência. Belo Horizonte, 17 de outubro de 2011.





segunda-feira, 10 de outubro de 2011


BOLETIM DA RESISTÊNCIA



Clique  aqui para ver nota de esclarecimento à sociedade e agenda de atividades na comunidade Dandara. 



Perceba desenvolvimento urbano da comunidade Dandara. a partir de fotos aéreas de julho de 2009, 2010 e 2011.  

 Veja também fotos artísticas da comunidade por Cyro Almeira. 




Abaixo, segue proposta de CAMPANHA INTERNACIONAL DE SOLIDARIEDADE, para que o Brasil e o mundo fortaleça a defesa da Comunidade Dandara!

MEXEU  COM A DANDARA, 
MEXEU COMIGO!


CAMPANHA INTERNACIONAL DE SOLIDARIEDADE A COMUNIDADE DANDARA, EM BELO HORIZONTE, MG

Se você está fora do país, ou conhece alguém que esteja, contribua com a CAMPANHA INTERNACIONAL DE SOLIDARIEDADE A DANDARA.

Tire foto(s) com um cartaz dizendo “Despejo não. Com Dandara eu luto!”. Assine o nome, local e data da foto. Sugerimos que tal foto seja tirada num local que identifique facilmente o país.

Publique a foto no Facebook e a envie pra comdandaraeuluto@gmail.com  

Mais informações sobre Dandara http://www.brigadaspopulares.org/


____________________________________

CAMPAÑA INTERNACIONAL DE SOLIDARIDAD

Se está fuera del país, o conoce a alguien que lo esté, contribuya con la CAMPAÑA INTERNACIONAL DE SOLIDARIDAD A DANDARA.


Saque una foto con el cartel diciendo "Desalojo no. Con DANDARA yo lucho" firme el nombre, el local e fecha de la foto. Sugerimos que tal foto sea sacada en un local que identifique fácilmente el país.

Publique la foto en el Facebook y envíela para comdandaraeuluto@gmail.com

Más información sobre Dandara http://www.brigadaspopulares.org/


_____________________________________

CAMPAING OF SOLIDARITY TO DANDARA.

If you are out of our country, or know someone that is living abroad, help us with the INTERNATIONAL CAMPAING OF SOLIDARITY TO DANDARA.

Take photos with a poster saying "No eviction! With dandara I fight!". Sign your name, local and date. We sugest you to take the photos in places that identify easily the country.

Publish it on facebook and send to comdandaraeuluto@gmail.com

More info about Dandara http://www.brigadaspopulares.org/ 



PROGRAMAÇÃO DA RESISTÊNCIA

1) Dia 10 de outubro de 2011, (segunda) – Reunião emergencial com apoiadores(as)
Horário: 18:30 h – Local: Sindieletro (Rua Mucuri, nº. 271, Floresta, próx. à av. Contorno)

2) Dia 12 de outubro (quarta) – Festa do Dia das Crianças
Horário: a partir das 14:00 h – Local: Comunidade Dandara (Rua Petrópolis, nº. 315, Céu Azul-Nova Pampulha, em frente à garagem de ônibus, próx. a Escola Estadual Dep. Manoel Costa)

3) Dia 16 de outubro (domingo) – Abraço Solidário contra o Despejo da Comunidade Dandara
Horário: a partir das 15:00 h – Local: Comunidade Dandara (Rua Petrópolis, nº. 315, Céu Azul-Nova Pampulha, em frente à garagem de ônibus, próx. à escola estadual Dep. Manoel Costa)

4) Dia 20 de outubro (quinta) – Grande Marcha: Despejo Não. Com DANDARA eu luto.
Horário: a partir das 04:00 h da manhã – Saída: Comunidade Dandara (Rua Petrópolis, nº. 315, Céu Azul-Nova Pampulha, em frente à garagem de ônibus, próx. a Escola Estadual Dep. Manoel Costa); Chegada: Fórum Lafayette (av. Augusto de Lima, nº. 1549, Barro Preto), onde ocorrerá Audiência Judicial de Conciliação designada pelo juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública Estadual, na qual tramita Ação Civil Pública proposta pela Defensoria Pública Estadual em defesa da Comunidade Dandara.


--
Ocupação Dandara!
http://ocupacaodandara.blogspot.com