quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Carta de Solidariedade da Occupy Wall Street à Comunidade Dandara


Aos/Às companheiro/as da Ocupação Dandara,

Aqui, na Liberty Square, recebemos com alegria e entusiasmo o seu apoio ao nosso movimento, que cresce, se fortalece e se diversifica a cada nova tenda armada nesta praça. Mas foi também com tristeza e indignação que recebemos a notícia da ordem de despejo que ameaça a Ocupação Dandara e coloca em risco a vida de milhares de pessoas que dela fazem parte.

Sabemos que a Ocupação Dandara é, assim como o nosso movimento aqui em Occupy Wall Street, fruto da ousadia daqueles e daquelas que decidiram dizer NÃO à especulação imobiliária, à injustiça social, ao desrespeito aos direitos fundamentais e, sobretudo, a um sistema que privilegia o capital em detrimento do humano. Assim como nós, a Ocupação Dandara começou pequena, tímida, mas hoje, após 2 anos de luta, integra mais de mil famílias em um espaço coletivo auto-organizado, o que nos dá a certeza de que outro mundo é possível, urgente e necessário. E, assim como nós, a Ocupação Dandara resiste: resiste à ganância do capital imobiliário, à violência policial, à injustiça das decisões proferidas pelo Judiciário, à indisposição do governo local a estabelecer qualquer diálogo e à anti-propaganda feita pela mídia local. Por tudo isso, estamos seguro/as de que Dandara viverá! 

E queremos expressar a nossa solidariedade a essa luta, que também é nossa, e dizer que o/as moradore/as de Dandara não estão sós. Nossas diversificadas vozes, que ecoam de diferentes praças, ruas e ocupações do mundo, se encontram para dizer que já não aceitamos a opressão e a exploração do ser humano. A transformação que buscamos não é ilusória e não está distante e dela temos mostras em cada ato de resistência contra a injustiça social que se dá em diferentes lugares do planeta. Dandara é um ato de resistência, de persistência e de afirmação de que a nossa busca não é vã.

Vida longa à Dandara e coragem aos companheiros e companheiras que a constroem cotidianamente!

Toda nossa solidariedade,


Occupy Wall Street en español 


Compañeros y compañeras de la Ocupación Dandara,

Aquí en Liberty Square recibimos con alegría y entusiasmo su apoyo a nuestro movimiento, que crece, se fortalece y diversifica en cada nueva tienda levantada en nuestra plaza. Pero es también con tristeza e indignación que recibimos la orden de desalojo que amenaza la Ocupación Dandara y pone en riesgo la vida de las miles de personas que forman parte de ella. 

Sabemos que la Ocupación Dandara, así como el Movimiento Occupy Wall Street, es fruto de la osadía de quienes decidimos decir NO a la especulación inmobiliaria, la injusticia social, al incumplimiento de derechos fundamentales y sobre todo a un sistema que privilegia el capital en detrimento de lo humano. Al igual que nosotros, Ocupación Dandara comenzó pequeña y tímida; pero hoy, luego de 2 años de lucha, integra a más de mil familias en un espacio colectivo, auto-organizado, lo que nos da certeza de que otro mundo es posible, urgente y necesario. Y así como nosotros, la Ocupación Dandara resiste: resiste la ganancia del capital inmobiliario, la violencia policial, la injusticia en decisiones judiciales, la desavenencia del gobierno local para establecer cualquier diálogo y las campañas negativas de la prensa local. Por todo ello, ¡estamos seguros que la ocupación Dandara vivirá!

Y queremos expresar nuestra solidaridad con esta lucha, que también es nuestra, y decir a los y las habitantes de Dandara que no están solos. Nuestras voces diversas, haciendo eco de diferentes plazas, calles y ocupaciones del mundo, se encuentran para decir que ya no aceptamos la opresión y explotación del ser humano. La transformación que buscamos no es ilusoria y no está distante de la vuestra en cada acto de resistencia contra la injusticia social que se da en diferentes lugares del Planeta. Dandara es un acto de resistencia, de persistencia y de afirmación de que nuestra búsqueda no terminará. 

¡Viva Dandara y coraje a los compañeros y compañeras que la construyen cotidianamente!

En solidaridad,