terça-feira, 17 de abril de 2012

Aniversário de 3 anos de luta e resistência!


O aniversário foi dia 9 de Abril, mas a festa dos 3 anos de vida, de luta e de resistência da Comunidade Dandara foi neste sábado, dia 14.

Você sabe onde fica Dandara? Está lá no bairro Céu Azul. O céu daquela gente nunca esteve propriamente azul, mas vai ficando. Há tres anos algumas famílias ocuparam o terreno da 325 m2, abandonado há décadas pela Construtora Modelo que nem pagava mais o IPTU (esta dívida já está em mais de 2,2, milhões de reais). Aliás, nunca pagou um centavo sequer pelo terreno e também nunca ergueu uma única parede na área.

“A partir de um Plano Urbanístico, o povo de Dandara, que está se construindo, já construiu mais de 800 casas de alvenaria, um Centro Comunitário, uma Igreja Ecumênica de Dandara, dezenas e dezenas de hortas nos quintais etc”, palavras do Frei Gilvander, um defensor aguerrido daquela gente. E continua: “As famílias que ali vivem já foram e continuam sendo vítimas de muito preconceito, discriminação e negação de direitos. Além do direito a moradia, até hoje são negados, por exemplo, o acesso à luz, água, correio, saneamento etc. Mesmo sendo a água reconhecida pela ONU como direito humano fundamental, a Prefeitura de Belo Horizonte e as concessionárias de água (COPASA) e de luz (CEMIG) se negam a instalar estes serviços na Comunidade”, assevera o frei.

Devido ao não reconhecimento do assentamento Dandara pelo poder público as famílias ficam sem comprovante de residência, o que entrava o atendimento no SUS, a matrícula dos filhos nas escolas e o acesso aos programas do governo que trazem benefícios às pessoas de baixa renda. A estas famílias são negadas as cidadanias, a dignidade, os direitos humanos fundamentais... Mas esta gente resistirá lutando até à vitória!

Pois bem, ontem estive lá, convidado pra festa! Cheguei à tardinha, e a festa já começava a dar seu ar da graça. Frei Gilvander na recepção foi logo de me apresentando a todas as pessoas da comunidade que chegavam até nós – e olha que não para de chegar gente até ao frei, sempre com um assunto sobre “aquele” problema que já está resolvido ou caminhando para tal. E muitos sorrisos. Nem parecia que aquela gente há pouco tempo estava pelas ruas, sem paradeiro.

Contaram-me um caso engraçado, mas muito emblemático, ocorrido ali. 

Logo no início da ocupação, apareceu um garotinho lá com seus sete, oito anos, e gostou do que viu. Catou umas varas, fincou no chão, jogou por cima um lençol e, pronto, estava armada sua “barraca”. A mãe apareceu procurando o lençol e o garoto, mas este não queria sair dali. “Mãe, nosso lugar é aqui, olha só esse pessoal!”. A mãe, vendo que o garoto estava irredutível foi procurar o pai. Pois o pirralho continuou firme e acabou convencendo os dois a participarem daquele instante histórico, e hoje são uma família incorporada à comunidade Dandara.


Olha, fiquei emocionado com o que vi ali. As pessoas se cumprimentando como se ali fosse uma cidade do interior onde todos se conhecem. A capela ecumênica já é um orgulho deles! E, acreditem, há até uma área de preservação ambiental, com uma mina dágua e tudo! Claro, já está em andamento o projeto do campinho de futebol...

Assim que as autoridades se manifestarem - leia-se prefeito Márcio Lacerda (PSB), governador Anastasia (PSDB), TJMG e a presidente Dilma (PT) -, essas famílias poderão empreender a segunda parte da luta, que é a instalação de creche, posto de saúde, escola, ginásio e o aparelhamento do Centro Comunitário.
Esperemos que estas autoridades não deixem o tempo passar a ponto de acontecer aqui um segundo Pinheirinho.

Não poderia encerrar sem abusar mais um pouco das palavras do amigo Frei Gilvander:

À Comunidade Dandara e a todas as pessoas que vivem esmagadas pelos poderes opressores, recordamos - “Felizes vocês que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.” 
(Mt 5,6)”. 

(Na foto, a partir da esquerda, Frei Gilvander, Dra. Maria do Rosário, dra. Luana, dr. Flávio e Osmar)

Osmar Rezende
Libertos Comunicação
www.libertos.com.br
http://osmarbhz.blogspot.com