terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Estudantes do Colégio Santo Antonio participam de vivência com as famílias de Dandara
Na manhã desta terça-feira, debaixo de um sol escaldante, estudantes da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Santo Antônio estiveram na Dandara para partilhar e ter contato direto com a luta do povo da ocupação.
Foram feitas visitas às casas dos moradores que acolheram os jovens buscando mostrar a realidade dos excluídos desta cidade.
Ao final, houve um momento de celebração e partilha do pão ofertado por alunos e moradores.
A vivência faz parte do projeto Intercâmbio com a Comunidade Dandara que tem como objetivos: propiciar aos(as) alunos(as) um contato com as lutas populares; contribuir para o aprendizado do ouvir o povo pobre e despertar os (as) alunos (as) para a solidariedade e a partilha.
Em março, nos dias 03 e 10, haverá mais duas vivências com outras turmas do colégio.
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Cidade Jardim e Dandara: cultura popular e luta, juntas na avenida
No próximo dia 14 de fevereiro, o Núcleo de Bateria da Ocupação Dandara irá desfilar na Escola de Samba Cidade Jardim que integra o grupo especial das escolas de Belo Horizonte. Além disso, centenas de pessoas da Comunidade irão engrossar o desfile cujo samba enredo é uma homenagem aos 50 anos de Brasília. As famílias de Dandara irão representar os candangos de hoje que não tem direito à cidade em que vivem e constroem dia após dia.
Clique na imagem abaixo e confira os detalhes:
Aberta primeira turma de alfabetização de jovens e adultos da Comunidade Dandara
Foi aprovada e já será iniciada uma turma de alfabetização do Projeto MOVA Brasil na Ocupação Dandara. Inicialmente, serão 30 estudantes alfabetizados por uma educadora da própria Ocupação que foi treinada pelo Projeto. Esse é o primeiro grande passo para tornar Dandara território livre do analfabetismo.
Entenda o Projeto MOVA-Brasil
Inspirado no Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA), criado pelo educador Paulo Freire, o Projeto MOVA-Brasil segue no caminho para além das letras e números. Desenvolvido por meio de uma parceria entre Petrobras, Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Instituto Paulo Freire (IPF), tem como finalidade promover a dignidade humana garantindo aos indivíduos e às comunidades a oportunidade de reconstruírem seu destino e de conquistarem o direito à cidadania plena e participativa.
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
Dandara será palco de oficina do Festival de Verão da UFMG
No dia 15 de fevereiro, a partir das 15:00 horas, haverá na Ocupação Dandara uma oficina ofertada pelo Grupo Aroeira para estudantes da Faculdade de Arquitetura da UFMG. O Grupo Aroeira reune estudantes universitários que trabalham com questões sócio ambientais. A atividade faz parte do Festival de Verão da UFMG. "Essa oficina convida os participantes a pensar sobre as cidades como espaços de conflitos, negações mas também de uma rica diversidade de idéias, pessoas e vidas, da qual podem emergir caminhos e ações para construção de um espaço urbano socioambientalmente viável e justo".
Maiores informações, acesse: http://www.ufmg.br/festivaldeverao/oficinas.shtml
Maiores informações, acesse: http://www.ufmg.br/festivaldeverao/oficinas.shtml
Assinar:
Postagens (Atom)